Doenças em cães
- atendimentolovemyp
- 3 de mai. de 2016
- 3 min de leitura

No que se refere à saúde de nossos animais, os cuidados nunca são demais. Listamos algumas das principais doenças em cães e seus sintomas, de forma a conhecer um pouco melhor os problemas que podem afetar o seu amigo de quatro patas.
Cinomose: Trata-se de uma doença viral multi-sistémica. Esta é altamente contagiosa, mas não para as pessoas. Alguns dos sintomas são febre, bronquite, pneumonia, alterações no sistema nervoso e gastroenterite. A cinomose é particularmente grave se o cão tiver um sistema imunológico debilitado, pois além da disseminação do vírus, o animal pode sofrer de infecções secundárias causadas por bactérias oportunistas, podendo levar à morte.
Coronavírus: Esta é uma doença contagiosa aguda, geralmente obtida através do contacto com fezes e outras excreções de animais infectados. O principal sintoma é a diarreia, podendo ocorrer também vómitos e falta de apetite. Tenha especial atenção à presença de sangue nos vómitos e nas fezes, pois podem ser um forte indicador da presença do coronavírus.
Dermatofitose: Doença provocada por fungos, que provoca lesões redondas com peladas no corpo do cão. Uma boa alimentação e uma boa secagem do pêlo do cão após cada banho ou molha, ajuda a prevenir o aparecimento desta doença.
Giardíase: Esta doença, causada por parasitas que atingem o estômago e os intestinos, causa má absorção e digestão. Os seus principais sintomas são a desidratação, diarreia, perda de peso, dor abdominal, flatulência, perda de apetite e vómitos. É necessário o cachorro tomar medicação anti-parasitária prescrita pelo médico veterinário.
Otite: Também conhecida como inflamação de ouvido. Os sintomas mais comuns desta doença são o seu cão balançar muito a cabeça e coçar demasiado as orelhas. Manter os ouvidos do cão limpos, protegê-los durante o banho e tentar evitar o contacto com outros cães que tenham o problema são importantes medidas de prevenção desta doença.
Raiva: A raiva é uma das doenças mais conhecidas e temidas pelas pessoas, bem como mais frequentes nos cães (podendo atingir todos os mamíferos). Como zoonose que é, transmite-se à espécie humana e tem um prognóstico muito grave ou mesmo fatal, sendo por isso considerada uma enfermidade infecto-contagiosa aguda. A doença é provocada por um vírus da familia Rhabdoviridae, e tem uma grande afinidade por tecidos do sistema nervoso. A sintomatologia é sempre marcadamente nervosa, caracterizada por espasmos intensos da musculatura, e é também caracterizada por uma alteração anormal do tipo de comportamento do animal. O vírus é introduzido no organismo do animal por meio de mordedura, arranhões, ou lambedelas, o que significa que um material orgânico muito contaminante é a saliva. Em vários países a raiva está erradicada graças ao controlo sistemático das entradas dos animais, que passa por uma eventual quarentena na altura de entrada no país e também pela exibição de atestados de saúde e vacinação. No nosso país a doença encontra-se erradicada há muitos anos.
Tosse dos canis: Esta doença respiratória, mais corretamente chamada detraqueobronquite infecciosa canina, propaga-se facilmente em todos os tipos de cães, particularmente em zonas onde são mantidos muitos animais juntos, como lojas, associações e canis (daí a origem do nome). Alguns dos sintomas são tosse seca, vômitos, febre e falta de apetite. A tosse dos canis apresenta uma maior taxa de mortalidade entre cachorros e cães idosos. Evitar que o cão esteja sujeito a mudanças bruscas de temperatura ou em locais muito úmidos ajuda a prevenir, no entanto a maior fonte de contagio são outros cães contaminados. É necessário tratamento com antibiótico adequado, prescrito pelo médico veterinário.
Atenção: Este artigo é meramente informativo e não substitui a consulta no médico veterinário. Marque uma consulta com nossos veterinários.
Comments